Sausalito – Um lugar apaixonante na Califórnia.

Toda energia de Sausalito.

 

IMG_8781

 

Começo dizendo que este é um post especial. ♥

De todos os lugares que eu já conheci nos Estados Unidos, nenhum deles fez eu sentir algo tão especial quanto a Califórnia. Acho que nunca me senti tão em casa em nenhum outro lugar fora do país.

E Sausalito, em particular, fez com que eu tivesse vontade de largar toda minha vida aqui e ir morar numa casinha charmosa, rodeada pelo verde, como tantas que eu vi por lá.

A caminho de Sausalito

Sausalito fica a mais ou menos quinze minutos de carro de San Francisco, outra cidade absolutamente encantadora – e que tem uma geografia única. A famosa Golden Gate liga uma cidade à outra, e você pode percorrê-la de ônibus, carro, bike, ou até mesmo a pé, se tiver (bastante!) disposição.

DSC_1124B
Golden Gate.

Bem no início da Golden Gate, existe uma boa concentração de turistas. Há lugares para comprar souvenirs e tirar boas fotos, mesmo porque a própria ponte já é um ponto turístico e um verdadeiro cartão postal.

Você encontra artigos legais na loja Golden Gate Bridge Welcome Center. Confesso que não resisti a um suporte lindo para livros ♥ – mas também comprei um chapéu (o vento nessa parte da Califórnia faz doer a cabeça se você não estiver preparado).

Pelos arredores do início da ponte, também existe uma cafeteria – que vende um cookie delicioso e quentinho – e um banheiro público. Eu não comi o cookie inteiro, porque a minha amiga resolveu me contar quantas calorias eu estava ingerindo… Tem certas coisas que é melhor não saber…

Atravessando a Golden Gate

Muitas pessoas fazem o trajeto San Francisco – Sausalito de bike, eu e minha turma linda decidimos caminhar um pouco pela ponte para bater umas fotos e apreciar o visual, e depois voltar para pegar um ônibus.

IMG_8730
Visual já na ponte.
  • A parte de pedestres fica junto a dos ciclistas, então é legal ter um pouco de atenção ao caminhar. Mas foi bem tranquilo, quase decidimos percorrer toda a ponte a pé! #sqn

Voltamos para o início da ponte para pegar o ônibus, e ficamos um pouco enrolados porque são muitos ônibus no local, muitos pontos e linhas, então eu vou dar a dica de qual linha nós pegamos, que nos deixou bem na rua principal de Sausalito, a Bridgeway. Existem outras, mas essa vai direto para essa rua principal. 😉

A linha que te deixa logo na Bridgeway é a linha 10 (de qualquer forma, é sempre bom dar uma conferida no Google Maps antes de ir, ok?). No mapa abaixo, eu simulei uma rota até o mirante Sea Lion, que é um ponto bem bacana para tirar fotos.

Chegando em Sausalito

Assim que você chega na Bridgeway, de cara já avista várias lojinhas, restaurantes e cafés interessantes. Do outro lado, a linda Baía de San Francisco.

DSC_1137

 

  • Sempre que vou visitar um lugar, pesquiso cafés e restaurantes no Google Maps. Clico em todos os ícones que eu encontro, entro no street view e depois dou uma olhadinha no site TripAdvisor (clique aqui para ver o ranking dos restaurantes de Sausalito). Quase sempre dá certo (um dia eu te conto o porquê do quase 😉 ). Em Sausalito, fomos na sorte mesmo!

De olho nas batatinhas de umas meninas que estavam sentadas numa mesa, resolvemos experimentar o Napa Valley Burger Company. Tivemos que esperar um pouquinho para sentar, mas todos saímos satisfeitos – e com alguns quilinhos a mais, obviamente.

collage3
Napa Valley Burger Company.

Existem várias opções de alimentação na cidade, desde massas, passando por sanduíches a frutos do mar, para quem gosta. Eu nunca sei opinar a respeito desse último, porque não como absolutamente nada do mar. “Nem camarão??!” Não, nem camarão… E não, não tenho alergia rs.

O restaurante Scoma´s me chamou muita atenção pela beleza do lugar, olha nesse link que lugar lindo! Fazer uma refeição apreciando a vista deve ser incrível. Que pena que meu paladar nessa hora me trai (eu realmente queria gostar de frutos do mar).

Depois de tanta comilança, fomos dar uma volta pela cidade.

DSC_1130

Papo rápido: Sempre pesquiso muito os lugares antes de visitá-los, aprendi isso depois de uma viagem a Londres e Paris em 2009… Se eu contar que fui largada na fronteira, fiquei sem conhecer Bruges, sem minhas malas, e sem saber como chegar ao hotel, você acredita? haha… Bom, mas isso é papo para outro post! 😉

Voltando a Sausalito…

DSC_1221
Olha essa marina.

Ok, já pode me deixar por lá. 😉

Então… Sempre faço questão dessa pesquisa antes de ir aos lugares, horários de funcionamento também são importantes. Faço isso primeiro porque gosto, segundo porque não quero perder a oportunidade de conhecer algo incrível (e também para otimizar meu tempo na viagem – time is money!).

Porém, não costumo ter roteiros muito definidos, também gosto de andar sem um destino certo (quando me sinto segura no local). É uma delícia andar sem rumo e ir “desbravando” os lugares e, em Sausalito, essa vontade se manifestou naturalmente.

DSC_1174
Eu não queria ir embora desse lugar…

Esse foi um lugar que me transmitiu muita paz, uma energia indescritível, vinda das pedras e da água, e eu teria ficado horas sentada ali, de olhos fechados sentindo aquela energia, ou olhando o horizonte tomando meu café…

Sabe quando você quer eternizar um momento? Foi exatamente o que eu senti.

Em Sausalito, você vê vários cachorrinhos passeando com os donos por todos os lados. Aliás, eu percebi isso na Califórnia inteira, e às vezes você os encontra nos locais mais improváveis!

collagef
Eu acho que vi um cãozinho… 🙂

Tive uma experiência curiosa ao entrar numa loja e o dono perceber que eu era brasileira. Ele me pediu para ouvir músicas de um cd para eu dizer se a letra era em português. Eu ouvi duas músicas, uma em espanhol e a outra em francês (!). Falei gentilmente que não era português e o senhor ficou meio decepcionado rs.

Despedida de Sausalito

Em qualquer lugar dos Estados Unidos, você encontra uma loja da Starbucks, e em Sausalito não poderia ser diferente. Um cheese danish nunca é demais, certo? ;P

Eu sempre acho que vale a pena testar as opções locais, então resolvi tomar um espresso do Sausalito Bakery & Cafe, descansar as perninhas e curtir a vista nos meus últimos momentos na cidade.

collagecafe
Chegando a hora de ir embora… 🙁
De volta para San Francisco

Eu teria ficado um pouco mais em Sausalito, mas resolvemos conhecer o Palácio das Finas Artes em San Francisco – que também é bem bonito (e venta!).

Pegamos a linha 10 novamente, que nos deixou bem em frente ao Palácio. Também existe a opção da linha 92 para quem volta, mas ela não faz esse caminho que passa em frente ao Palácio. Aí vai depender do seu roteiro, ok?

Você também pode voltar de ferry boat, no Sausalito Ferry Terminal (sempre bom conferir os horários). Ele te deixa na região de Fisherman´s Warf, onde fica localizado o Píer 39, outra parada obrigatória em San Francisco! 😀

Se você tem vontade de fazer esse passeio a Sausalito de bicicleta, dá uma olhada nesse post de uma amiga minha.


IMG_8782

Eu não me programei para ir a Sausalito, na verdade, quase acabei nem indo. Agradeço até hoje por ter tido a oportunidade de conhecer esse lugar, que para mim foi meio mágico, e que mantenho até hoje nas minhas melhores lembranças.

IMG_20150515_135017Cd
Em direção à felicidade. 🙂

Deixei meu coração em Sausalito. ♥


Gostou do post? Você também vai gostar de:

  • Como não amar San Francisco? Parte I
  • Como não amar San Francisco? Parte II
  • Carmel – Um paraíso beirando a Pacific Highway
  • Costa da Califórnia! De San Francisco a Los Angeles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*