24fev16 Brasil Gastronomia São Paulo Uncategorized Viagens

5 motivos deliciosos para ir a São Paulo.

Comer bem em Sampa!

 

montagem

Se tem uma coisa que eu amo fazer na vida e São Paulo simplesmente colabora muito nesse sentido é comer (bem)! 😀 Nesse último feriado de Carnaval, resolvi fugir um pouco da agitação dos blocos do Rio e fazer um passeio gastronômico por lá.

Quem me conhece bem sabe que é tarefa quase impossível me levar para um bloco. Fico até admirando a animação dos amigos com suas fantasias para curtir as festas de rua, mas eu curto mesmo é o “bloco do eu no ar condicionado“… Com mais de 40 graus eu não fico uma pessoa legal hehe (alguém fica?).

Para esse post, escolhi 5 lugares da capital de São Paulo que curti bastante no feriado. Óbvio que é só o início de toda uma jornada gastronômica que pretendo fazer na cidade, porque comer bem nunca é demais, né?!

Bistrô Ó-Chá 

Um oásis na capital 
bistroocha4

Bistrô Ó-Chá.

O Bistrô Ó-Chá é um daqueles lugares especiais que não existem em qualquer canto do mundo. Eu já fiquei apaixonada pelo local assim que me deparei com as primeiras fotos no Instagram, e desde então sempre foi um objetivo meu conhecê-lo.

Pode parecer exagero, mas locais como esse exercem um certo fascínio sobre mim. Acho que pelo fato de, nesse mundo louco, cada vez mais eu sentir necessidade de me desconectar um pouco das coisas, sabe. E um ambiente assim é quase um convite para relaxar e renovar as energias.

bistroocha

Cantinho especial do Bistrô.

O Bistrô Ó-Chá fica localizado numa área de casas antigas e charmosas, que me fizeram desconstruir toda ideia que eu tinha da capital. Passando por ruas de paralelepípedo, muros grafitados e lojas de móveis antigos, cheguei rapidamente ao local.

De cara, já me encantei com a sua decoração maravilhosa, os móveis em madeira rústica e tecidos indianos coloridos, almofadas, pufes e toda essa atmosfera zen absolutamente apaixonante!

Os pratos são servidos em louças tão lindas, tão cuidadosamente montadas, que dá até pena de comer. Para completar o clima zen, o som ambiente é daqueles que dá até para fazer meditação. ♥

bistroocha3

Torradas salgadas e doces, croissant, geléias de damasco com mel e frutas vermelhas, iogurte da casa e manteiga.

Acho que entrei em alfa em um certo momento, porque minha irmã e uma amiga me mandavam mensagens perguntando se eu havia sido abduzida haha! Devo ter “sumido virtualmente” por um tempo considerável. Mas de certa forma era essa a ideia… 😉

O Bistrô Ó-Chá disponibiliza um cardápio com dezenas de opções de chás. Não pude provar o cardápio normal de lá, pois como era feriado, eles trabalharam em horário reduzido, mas elaboraram um brunch especial de carnaval.

collagebistroocha3

Acabei pedindo uma das cestas de café da manhã mesmo, que dava direito a uma bebida fria e outra quente (que podia ser café, chocolate ou chá).  A bebida quente era servida ao final.

collagebistroocha2

Escolhi o “Assam”, chá preto indiano com notas florais e de malte.

O que eu MENOS gostei

Que não tem no Rio! 😉

O que eu MAIS gostei

Achei tudo tão a minha cara que o lugar poderia ter o meu nome, inclusive rs. 😛

collagebistroocha5

Lindo e já quero voltar. 🙂

Endereço: Rua Aspicuelta, 258 – Vila Madalena, São Paulo.

 

Restaurante Tatini

Curiosa experiência gastronômica
tatini

Tatini.

O Tatini foi um restaurante que decidi ir depois de uma rápida pesquisa no Trip Advisor, em meio a um passeio de carro pelo bairro Jardim Paulista – que é bem lindinho por sinal.

  • Acho o site perfeito para quando você quer uma dica rápida de um lugar próximo para comer, porque você pode filtrar por bairro, tipo de comida, e ele te dá uma lista de opções com o ranking. 😀
Já parou para pensar como você vivia sem o Google?

O Tatini tem uma localização que considero bem peculiar, fica no térreo de um flat e a impressão que te dá é que você está indo visitar um amigo. O restaurante possui valet, assim como quase todos os estabelecimentos de São Paulo.

Um fato que eu reparei em Sampa é que as pessoas costumam sair muito mais arrumadas do que no Rio. Esse ar mais formal fez eu me preocupar por alguns segundos de não ter pesquisado a fundo o preço médio das refeições do Tatini.

Mas, o pensamento durou muito pouco:

tatini4

Pipoca! Isso mesmo, pipoca. E batatinhas.

Confesso a você que nunca na minha vida me ofereceram pipoca em um restaurante… Se isso já aconteceu com você, por favor relate nos comentários rs.

O charme da finalização dos pratos

O diferencial do Tatini é que os chefs finalizam os pratos num carrinho em frente a sua mesa. Eu acho que você tem que ser muito bom para cozinhar com o cliente ali, olhando cada movimento seu na panela.

tatini3

Uma vez fui fazer uma farofa na cozinha da minha casa (que é aberta para a sala) e quebrei o ovo em cima da pia, me enrolei com o sal, só porque tinha uma plateia me analisando. Sim, eu já não levo jeito, mas com plateia a coisa fica ainda pior hehe.

O que eu MENOS gostei 

Tenho que confessar que achei o restaurante barulhento e isso me incomodou… A acústica não muito favorável com as panelas batendo, mais os carrinhos e garçons indo de um lado para o outro me deixou um pouco perturbada.

Sou o tipo de pessoa que valoriza the hole experience num restaurante. E eu só conseguia pensar: “Deixa eu escolher logo meu prato antes que eu fique maluca.” haha

O que eu MAIS gostei

Curiosamente, escolhi sem querer um dos principais pratos da casa: Linguini nel grana padano! Merece uma descrição detalhada:

O chef começa a cozinhar a massa. Ok. De repente…. Ele pega a massa da panela e joga quente den-tro do gra-na pa-da-no e começa a mexer, soltando e derretendo as lascas do queijo na massa…
Quando você acha que a sofrência terminou, o chef devolve a massa (já banhada pelo queijo derretido) na primeira panela, e termina de fazer o creme, e…

insta2

… eu me sentindo como o Loopy (meu cachorro) quando fritamos um bife e ele fica ali imóvel, encarando a frigideira hahaha. Precisei filmar por questões de utilidade pública.
Ok, ainda não terminou…

insta1

Só posso concluir que o Tatini é quase uma ironia. Esquece todas as críticas e me vê um vinho, que de repente eu entrei na viagem gastronômica do local. 😛 Maravilhoso!!!

Tem delivery??!

Endereço: Rua Batataes, 558 – Jardim Paulista -São Paulo – SP – Brasil.

 

 Vicolo Nostro

Aquele que é lindo
vicolo4

Vicolo Nostro

O Vicolo Nostro foi um dos restaurantes que eu marquei nos meus favoritos para conhecer depois de ver as fotos na internet, mas sem esperar muito da comida. Em geral, os comentários não a exaltavam tanto.

Já fiquei encantada logo na entrada com o lindo portão de ferro e ambiente todo arborizado. Dentro dele, o encantamento foi ainda maior, com a área verde toda iluminada por velas! Tenho leve fixação por velas, acendo em casa quase todos os dias. 🙂

vicolo7

Escolhemos ficar na varanda, pois estava uma temperatura tranquila, e achei que a falta do ar condicionado seria um mero detalhe (e realmente foi – antes do vinho…. hehe).

  • O salão interno também é lindo e tem ar condicionado, mas o charme mesmo fica por conta da parte externa, que é coberta e tem toda essa atmosfera verde romântica.
vicolo2

Galeto e gnochi de baroa.

O que eu MENOS gostei

Pedimos couvert (com pães muito gostosos e quentinhos, vale dizer) e puseram um segundo na nossa mesa sem que tivéssemos pedido.

  • Fique ligado nisso, pois sempre cobram na conta depois. Resolvi não reclamar porque eu estava cansada da viagem de carro e era a primeira noite… Não vamos nos estressar, né.

vicolo3

Os valores da carta de vinhos iam de cento e poucos a qua-tro-cen-tos e poucos reais uma garrafa. O meu bolso automaticamente me mordeu haha.

Pedi duas taças de vinho branco seco do valor mais em conta que encontrei… Eu amo vinho, mas tive que decidir dessa forma. Mas sim, estava uma delícia. 😀

vicolo1

Vinho delícia, tirando o preço. 😉

O que eu MAIS gostei

Óbvio que, em primeiro lugar, a beleza do local. Lindo, sem mais.

collage

Vicolo Nostro – São Paulo.

O atendimento foi bem cortês desde o início (fizemos nossa reserva pelo próprio site do Trip). Sabe aquele atendimento que você não precisa implorar por um garçom e, ao mesmo tempo, não se sente sufocada por nenhum deles? Então, na medida certa. 😉

Também me ganharam no espresso. Uma ótima forma de economizar na sobremesa:

vicolo5

Era pra ser só um espresso…

As laranjinhas eram uma pegadinha à parte (super apimentadas de fazer lacrimejar), mas fiz cara de paisagem e fingi que nada aconteceu mentira.

Ao final, trouxeram numa bandeja três tipos de licor para escolhermos. Tomei uma tacinha de Frangelico. Não sei se é de praxe na casa, mas achei muito gentil. 🙂

Perfeição que seria juntar o linguini do Tatini com o ambiente do Vicolo! Hummm…

Endereço: Rua Jataituba, 29 – Brooklin – São Paulo.

 

Eataly

Maravilhas da Itália num só local

O Eataly era um destino certo na minha viagem, porque eu sou fascinada por comida italiana e inclusive sigo o Instagram deles – e quase morro com as fotos (preciso parar de seguir essas coisas).

Bem, em primeiro lugar, o Eataly é o paraíso da comida italiana, pois reúne no mesmo local tudo que você possa imaginar ser preciso para fazer qualquer prato italiano.

eataly2

Eataly – foto by Wagner Junior.

Além de comida, você também encontra livros, louças, e algumas firulas encantadoras que eu amo ter em casa para receber amigos.

  • Quase morri com uns rolinhos de guardanapos de pano e descartáveis, lisos ou com estampas fofas variadas, que eu tive que me desapegar devido ao preço (cem reais num rolinho senta e chora, né?).
 O que eu MENOS gostei

Os preços, mas são aceitáveis pela comodidade.

Acho também que os restaurantes podiam ser mais reservados. 😉 Não me deu muita vontade de sentar numa mesa para experimentar, porque as mesas com as taças de vinho ficam ali no meio de toda agitação do mercado.

O que eu MAIS gostei

A comodidade de ter tudo no mesmo local é o diferencial. E a qualidade inegável dos produtos!

eataly

Eataly – foto by Wagner Junior.

Bom, acredito que se eu morasse ali perto ou gostasse de cozinhar ficaria imensamente feliz pela existência do Eataly. Até mesmo para quem quer apenas comprar uma massa artesanal, um azeite diferente ou um bom vinho para levar para casa vale a pena.

Brace – uma opção diferenciada

No andar superior do Eataly tem o Brace, um restaurante mais isolado com mesas rústicas lindas e que me pareceu ter uma comida muito boa (dá uma olhada nesse link do site). Esse ficou de pendência para uma próxima.

O andar do Brace também é um bom lugar para um rápido descanso, enquanto você espera sua família terminar de pirar renovando todo estoque de comida da casa. 😛

  • Vá sem fome, porque é tenso. Dá vontade de colocar tudo no carrinho.

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – São Paulo.

 

ICI Brasserie

Mousse de chocolate!
icibrasserie3

Servida assim mesmo, zero glamour.

O ICI Brasserie tem uma pegada francesa moderna e possui até o momento quatro endereços diferentes em Sampa (confira no site). Eu conheci o que fica localizado no shopping JK Iguatemi, que por si só já vale uma visitinha.

Primeiro, porque tem uma Sephora e-nor-me 😀 , e segundo porque é um shopping bonito e agradável, me lembrando um pouco o Village Mall no Rio de Janeiro (apena$ não muito ace$$ível para compra$).

  • Vale dizer que muitos estabelecimentos de comida fecham na segunda-feira em São Paulo, e acaba que o shopping vira uma boa opção.

Bom, vamos ao que interessa!

Eu sei que tem muita hamburgueria famosa em Sampa que deve ter sandubas deliciosos, mas se quiser comer um hamburger muito maravilhoso, vá sem medo de ser feliz no ICI Brasserie e peça o ICI Burger!

icibrasserie

Prometo que a foto não faz jus ao sabor!

É o único hamburger do cardápio, ok?

Leva cebolas caramelizadas, pão desmanchando, carne macia e saborosa, e batatinhas deliciosamente deliciosas (sente a redundância da informação). Ou seja, não vai se arrepender! Achei o preço dele justo.

O que eu MENOS gostei

O preço de algumas entradas.

Por exemplo, a entrada “plateau de fromage com mel trufado” que pedimos na forma “petit” veio fazendo jus à definição de petit, com o precinho inversamente proporcional ao tamanho dos queijos.

Já a “plateau charcuterie” vinha com presunto de parma, cebolas caramelizadas e outras iguarias. Serviu legal 6 pessoas. Não deveria estar aqui em “o que eu menos gostei”, mas já que estamos falando de entradas… 😉 

  • Sim, precisei de ajuda para decifrar o menu haha.
O que eu MAIS gostei

Cardápio variado de qualidade, tanto de bebidas, com cervejas artesanais e bons drinks, quanto de comida. Destaque para o ICI Burger. Meu mojito estava muito bom também, mas a conversa estava melhor então esqueci da foto. 😉

icibrasserie2

Consegui essa do Cosmo by Bianca Vestri.

O prêmio principal ficou mesmo por conta da mousse de chocolate! Além de eu ter achado o gosto meio amargo maravilho-so, ela é servida de forma… hum, digamos, rústica rs.

instaVocê já viu alguma vez na vida uma mousse sendo servida assim, como um sorvete? 😀

Agora, saboroso mesmo foi reencontrar, nesse dia, pessoas especiais que eu não via há anos.

♥♥♥


postado com por

20 comentários

veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

20 Comentários

  • Felipe Del Rei
    16 out 2016

    São Paulo!! São Paulo!!
    Hehehehe.

    • Flávia March
      17 out 2016

      hihi

  • Marcela Machado
    11 maio 2016

    Se eu não me engano a mousse do CT Brasserie tb é assim!!! Qdo quiser matar a vontade, vai lá. E me chama!! amei os restaurantes. Só conhecia o Eataly. Bjoo

    • Flávia March
      11 maio 2016

      Oi, Cela!
      Sério? Sabia que nunca fui lá no CT.
      Podemos combinar um dia. 😊
      O que eu achei mais a minha cara foi o Bistrô O Chá. Queria muito um lugar assim aqui no Rio…
      Tenho uma lista de restaurantes em SP que ainda quero conhecer.

      Volte sempre! 😄
      Bjos

  • Renato Martins
    27 fev 2016

    Flávia, espetacular esse post. Minha irmã mora há mais de 20 anos em Sampa e sequer sabe da existência dessas dicas. Gostei muito. Irei a Sampa mês que vem. Faço questão de visitar alguns desses ambientes. Vou levar minha irmã… rsrs…show!

    • Flavia
      27 fev 2016

      Obrigada, Renato!! Fico feliz que tenha gostado do post!!
      São Paulo é uma infinidade de opções gastronômicas, eu voltei com uma lista imensa que não consegui visitar! Kkk
      Certamente numa próxima.
      Valeu pela visita ao blog!
      😊

  • Felipe
    25 fev 2016

    Hum… Que saudade das comidinhas!!
    Temos que voltar, repetir alguns e conhecer novos!! 😂😂

    Vamos fazer as listas de pendências!
    Intensivão gastronômico!!
    🐳🐳

    💕💖💕
    🐱

    • Flavia
      25 fev 2016

      Comentário mais lindo do mundo!
      💜💜💜

      Gostei das 🐋🐋 haha!

      🐱💕💑

  • Mariene Lopes de Almeida Baraldi
    25 fev 2016

    Nossa Flavinha! O blog ficou show de bola! E eu morando em Sampa há tanto tempo e não conheço a maioria … rsss…. O Eataly será o primeiro… Parabéns lindinha! Bjs…

    • Flavia
      25 fev 2016

      Obrigada, Mari!!
      Eu amei nossa tarde em Sampa, foi muito legal!
      Já tenho uma listinha de outros lugares que eu queria conhecer. Quem sabe numa próxima a gente não consegue ir àquela casa de chá?
      😉
      Beijos!

  • Bruno
    25 fev 2016

    Flavinha,

    O seu post está super completo e sua cara.

    O que você acha se o Linguini nel grana padano junto com o mousse de chocolade do ICI Brasserie fosse servido no Vicolo Nostro? Acho que seria o jantar perfeito hein.

    Nesse momento que escrevo esse comentário queria essa tigela de mousse de chocolate… inteira…

    Beijos.

    • Flavia
      25 fev 2016

      Hahahahha vc não tem noção, Bruno… O garçom fazia bullying o tempo todo com essa tigela!
      E nesse momento que eu estou “degustando” uma goiaba… Realmente seria o jantar perfeito! Haha
      😄
      Beijos!

  • Brenda
    24 fev 2016

    Já posso morrer de vontade? Rs
    Amei!!! Esse seu blog é bullying com a minha pessoa 😁

    • Flavia
      24 fev 2016

      😁😁😁
      Na próxima vc vai comigo experimentar as delícias!
      😉

  • Thaís Thomazini
    24 fev 2016

    Olá!
    Ebaaa, mais um post pra comentar! Rs
    Gostei do Bistrô Ó-Chá, achei aconchegante, já anotei aqui pra visitar! Queria muito de gostar de chá, acho chic!
    Em relação ao restaurante Tatini – DESTETO lugar barulhento, ainda mais restaurante, sou chata, me incomoda num grau… perco a vontade, mesmo que seja deliciosa a comida.
    Gente, e esse lance da pipoca? Que loucura! Rs
    O Vicolo Nostro achei lindo! O couvert achei fofo demais! Agora, apesar de visitar bastante o TripAdvisor, não sabia que dava pra fazer reservas por lá, legal, bom saber! Uma dica legal é ter o App “Foursquare”, ele também te diz os restaurantes perto de você, os tipos de comida, a opinião das pessoas etc, acho bem legal!
    O Eataly eu fiquei imaginando: “Será que tem lasanha??” Sou louca por lasanha… e como a especialidade é comida italiana, fiquei salivando… rs. Mas não entendi o que você falou sobre o preço, achou caro? Deve ser né, só queijo, vinhos e massas italianas… imagina!?
    Quero esse ICI Burger A-G-O-R-A!!! 8) Miam miam… Gente, que castigo ficar só olhando… 🙁
    O mousse achei feio ser servido assim, poderiam ter bolado um formato bonitinho, poxa. 😛
    Bom, é isso, to quase fazendo outro post! Kkkkk

    Obrigada pelas dicas, já está nos favoritos!
    Bjs,
    Thatá!

    • Flavia
      24 fev 2016

      Thatá! rs

      Obaaa, adoro os comentários! Vamos lá:
      Então, o Bistrô Ó-Chá serve várias bebidas quentes, chocolate quente, café, apesar de que o foco deles é no chá mesmo.
      Inclusive, tem uma lojinha na parte de trás do Bistrô que vc pode comprar os que eles servem lá (trouxe o Assam que eu provei numa latinha fofa).
      A forma como a comida é servida é mesmo um encanto. Vc iria gostar de lá, tenho certeza!

      Eu também não curto lugar barulhento, realmente isso me incomodou no Tatini… É que a comida é muito dos deuses, então eu abstraí no final rs.
      Não sabia dessa dica do Foursquare, vou testar! 🙂

      O Eataly tem de tudo, menina. Inclusive tinha um stand só de nutella! hahah Alguns stands não ficam fixos lá, acho.
      Achei os preços mais caros que nos mercados convencionais, mas é aquilo. Tem TUDO num só lugar. Lá vende até biscoito O Globo!
      Eu comprei uma massa artesanal a R$25,00. Bem carinha, né? Muito boa. Já me rendeu alguns almoços em casa! 🙂
      O lugar é incrível, é muito pão, muita massa, muito queijo, muito azeite, quero voltar lá para ir ao Brace.

      O Vicolo é lindo de morrer e carinho. Mas fiquei com vontade de voltar. Provar as sobremesas.
      Tinha um casal na mesa do lado comendo algo que parecia algodão doce! hehe

      Com relação ao mousse (aliás, é “o” ou “a”? nunca sei), eu achei interessante.
      Vc sabe que amo uma firula, né, mas o garçom passando com aquela tigelona de mousse… Nunca tinha visto isso!
      Acho que pedimos só por esse motivo, pq ficava aquele bullying toda hora nas mesas ao lado… kkk.

      Bjokas.

  • Mary Lúcia march
    24 fev 2016

    Adorei filha! Quando for a SAMPA quero ir a algum desses lugares que você descreve tão bem que nos faz sentir no local. Bjos.

    • Flavia
      24 fev 2016

      Quem sabe não vamos juntas!! 😘

      Bjos!

  • carlos frederico march
    24 fev 2016

    Deu água na boca, especialmente o Eataly.
    Com certeza irei lá quando voltar a São Paulo.

    • Flavia
      24 fev 2016

      Já te imagino na parte dos frios… Rs.
      Queria ter tido uma consultoria sua na hora para o preço dos vinhos. 😉
      Beijos