23nov15 Califórnia Estados Unidos Viagens

Santa Bárbara – A Riviera Americana.

Uma cidade perfeita para morar.

 

sta barbara

Santa Bárbara.

Santa Bárbara é uma cidade super tranquila, que ao mesmo tempo tem uma ótima estrutura para se viver. Não tem como ficar estressado, mas você também não morre de tédio lá, por isso acaba sendo uma escolha perfeita para morar.

Também é considerada a “Riviera Americana“, com casas maravilhosas beirando a costa e uma arquitetura de influência espanhola de fazer cair o queixo!

A primavera em Santa Bárbara costuma ser uma época bem agradável. Estive lá na segunda quinzena de maio, e havia sol, um céu azul lindo e aquela temperatura que é meu sonho de vi-da (aquela que deixa você vestir um casaco em plena primavera!).

Quem mora no Rio sabe como isso é praticamente impossível por aqui, mais fácil querer arrancar a pele faz muito, muito calor mesmo… E quem me conhece sabe como eu fico no calor! (emoticon chorando)

santa barbara ca

  • Santa Bárbara não possui nem invernos rigorosos, nem verões muito quentes. Pelo que eu pesquisei, as temperaturas não ficam abaixo de zero, nem costumam ficar acima de 25°C, e as chuvas ocorrem mais no período do inverno.

Cheguei na cidade numa noite de sábado, depois de uma viagem longa partindo de Monterey, passando por lugares lindos como Carmel, Big Sur e Solvang

Essa viagem de carro pela Pacific Highway é realmente espetacular, e prometo fazer um post um pouco mais detalhado sobre esse trajeto. 😉 Mas nesse aqui, vou focar nessa graça de cidade, que já foi arrasada por um terremoto em 1925 e totalmente reconstruída, o que faz dela ainda mais especial. ♥

A noite de Santa Bárbara

noite santa barbara

Eram quase dez horas da noite quando fomos de carro em direção à State Street, que é a principal rua do comércio de Santa Bárbara. Com toda sinceridade, eu só conseguia pensar em duas coisas: 1) Que eu precisava comer algo. 2) Que eu não ia conseguir achar nada aberto.

Foi aí que veio a minha grande surpresa! Havia muita gente na rua espalhada pelos diversos bares, que tocavam os mais variados gêneros musicais. Era meio setorizado, a galera seguia o estilo da música que tocava no ambiente.

Eu àquela altura fiquei pensando em qual estilo eu me encaixaria, talvez se tivesse tocando uma “musiquinha de ninar” hahaha… Sério, viajar é bom, mas cansa! E eu havia acabado de completar uma primavera a mais, então pode me dar um desconto! 😛

Estávamos decidindo qual lugar iríamos ficar, quando umas mesas do outro lado da calçada chamaram muito a nossa atenção. Eram as mesas do Sandbar, o nosso escolhido da noite! 😀

sandbar

Foguinho saindo da mesa do Sandbar.

O Sandbar é um restaurante de comida mexicana com espaço para DJ, e nele estava tocando uma batida estilo Rihanna (que eu a-mo), e também tinha uma galera bem animada tomando tequila e se divertindo muito!

Esse fato me chamou muita atenção porque pareciam universitários, e eu fiquei imaginando como seria bom voltar uns anos atrás e ir estudar na cidade… Aliás, como seria bom voltar uns anos de qualquer forma… Aliás, você sabia que Santa Bárbara é uma cidade universitária? 🙂

Bom, voltando à night inesperada, eu fui de boa e velha Heineken, mas também provei uma bebida não identificável, um troço doce que parecia chiclete com álcool e um quilo de açúcar (emoticon colocando tudo para fora) que sério… Não foi legal! rs

sandbar1

Eu na night do Sandbar.

  • Um detalhe que eu acho válido enfatizar: Era uma noite de sábado, por isso não sei dizer como fica o movimento em outros dias da semana. Se você curte agito, vale uma pesquisa antes de fazer o roteiro!

Fechamos o dia de forma surpreendente, até que o cansaço bateu mais forte e voltamos, felizes, para o nosso hotel. Eu realmente gostaria de um avatar meu nas viagens, porque às vezes o corpo não acompanha a mente, se é que você me entende. 😉

Hospedagem

O hotel reservado para passar apenas uma noite foi o Castillo Inn, que é um hotel simples, porém muito bem localizado, bem próximo à praia.

Como ele é um pouco antigo, optei por um quarto com uma varandinha, pensando ser um pouco mais arejado, pelo fato de eu ser alérgica a praticamente tudo que você possa imaginar (menos a camarão que não gosto, como já contei no post de Sausalito, por uma ironia do destino rs).

castillo inn

A varandinha merecia um pouco mais de tempo. 🙂

O quarto era agradável, banheiro muito bom e totalmente reformado, uma opção tranquila para passar uma noite. O hotel não tinha elevador, subir com as malas eu prefiro nem comentar (vou te poupar desse detalhe haha), mas contava com estacionamento, e o preço (que foi o fator decisivo) era bem razoável.

Comércio de Santa Bárbara

Comecei o dia seguinte com um cheese danish maravilhoso da Starbucks, acompanhado de um delicioso cafe latte que eu adoro! Aliás, eu gostaria de saber o motivo de não haver cheese danish aqui no Rio… Em seguida, fui direto passear no shopping a céu aberto Paseo Nuevo.

O Paseo Nuevo tem uma arquitetura linda-de-morrer. Para quem gosta de umas comprinhas, o shopping tem lojas que eu curto bastante, como American Eagle, Victoria´s Secret e Sephora, entre muitas outras maravilhas que adoram me separar do meu dinheiro. (emoticon com ar de reprovação)

Mesmo que você seja o tipo de pessoa controlada que consiga resistir ao consumismo em viagens (o que nos Estados Unidos é quase um martírio rs), o shopping é muito agradável, uma delícia de passear!

paseo nuevo ca

Paseo Nuevo em versões dia e noite. Abrindo a foto fica ainda mais bonito. 😉

  • Você pode conferir tudo que o shopping oferece, inclusive os descontos disponíveis e horários de funcionamento, nesse link aqui do site.
  • Se você não for a tal pessoa controlada, e quiser ir direto saber quais são as lojas do shopping, clique aqui.

Também na State Street, a poucos minutos do Passeo Nuevo, há o La Arcada, que também reúne diversos restaurantes e lojas e é belíssimo! Seu entorno é muito arborizado, com mesas de alguns restaurantes na calçada, o que na minha opinião dá um charme ainda mais especial. 🙂

la arcada state street

La Arcada e State Street – Olha a bandeira do Brasil aí, gente! 🙂

  • Para saber mais sobre os restaurantes do La Arcada, clique aqui.
  • Para saber mais sobre as lojas do La Arcada, clique aqui.
la arcada

Essa parte do La Arcada me lembrou bastante a Itália, apesar de eu nunca ter ido (ainda). 🙂

Também foi no La Arcada que eu sacramentei o fato de que Santa Bárbara vai para a minha top list de cidades encantadoras, ao me deparar com essas fofurinhas aqui:

la arcada california

Fala sério… Morri de amor. 🙂

A State Street só começou a ficar movimentada no domingo por volta de onze horas, fato que fez eu me identificar ainda mais com a cidade. Se você é uma pessoa diurna, não esqueça de conferir os horários de funcionamento do comércio.

Eu fiquei tão impressionada com a quantidade de lojas da State Street, que queria muito ter ficado mais para aproveitar tudo com calma, como também os restaurantes e cafés da rua.

Até salvei um mapa que achei no site do centro da cidade, para você ter uma noção melhor da quantidade de lojas. Olha isso:

Captura de Tela 2015-11-23 às 00.49.39

Tenso…

Ao longo dela você encontra: Anthropologie, Apple StoreMAC, Macys, Brasil Arts Cafe, CVS Pharmacy, entre muitas outras lojas e restaurantes.

As ruas transversais à State Street também são muito charmosas, mas não tive a oportunidade de conhecê-las direito. Sou muito fã de comida italiana, e queria ter conhecido o Toma Restaurant and Bar, que é super bem conceituado. Muitas pessoas também falam do Ca´Dario Ristorante Italiano.

Antes de programar a quantidade de dias em Santa Bárbara, e ainda mais se você curte gastronomia como eu, vale uma pesquisa com carinho.

Ah! E se você curte museus, o Museu de Arte da cidade também é uma graça.

Píer de Santa Bárbara

Para finalizar essa deliciosa e rápida passagem pela cidade, fomos conhecer o Stearns Warf, o famoso Píer de Santa Bárbara. Lá você encontra restaurantes, uma loja de doces e as típicas lojas de souvenirs.

O píer rende belas fotos e tem uma vista legal da praia, não deixe de ir!

santa barbara ca

Reserva de Carro

Quem leu meu post de Carmel sabe que eu fiz parte do trajeto da Highway 1 em grupo, dividindo um carro num total de 5 pessoas. O combinado era continuar a viagem a partir de Santa Bárbara em dois carros.

A reserva do segundo carro foi feita na empresa Alamo, que eu recomendo pela rapidez e eficiência da empresa em experiências anteriores, mas fomos cobrados por um arranhão que não fazemos ideia de onde veio… Acontece.

  • Verifique sempre as condições do carro antes de dar a partida.
  • Dica de estacionamento no centro: Nós utilizamos o da esquina da State Street com a Gutierrez Street. No fim de semana, não foi cobrada tarifa. 😉
See you again, Santa Bárbara!

Eu salvei uma rota a pé para você ter noção da distância dos principais pontos bacanas comentados aqui no post. Confira no mapa abaixo: 😀

Então… Quando viajo, gosto mesmo é de andar com calma pelas ruas, admirando as casas e sentindo como deve ser viver como um “local”. Para isso, é preciso um pouco mais de tempo, não é?

Por isso, foi com muita dor no coração que deixamos essa cidade linda, e seguimos para o nosso próximo destino: Los Angeles.

E você, curtiu Santa Bárbara? Eu já quero voltar!

🙂

postado com por

18 comentários

veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

18 Comentários

  • Paulo March
    15 dez 2015

    Demais seu post sobre Sta Barbara. Meu neto de coração – João Guilherme – está indo para lá, em intercâmbio, e vou mandar o link para ele ler sua matéria.

    Maravilhosa, as always, nos arremete ao local …quase dá para sentir até os cheiros dos locais !! (um dia a web nos permitirá cheiros e paladares).

    bjs !!

    • Flavia
      16 dez 2015

      🙂 🙂 🙂

      O João vai amar, nossa!! Se eu pudesse voltar no tempo… Santa Bárbara foi um dos lugares que eu mais amei visitar, quero muito voltar, porque fiquei tão pouco!
      Imagina ele, que vai viver toda experiência de estudar lá, de se enturmar, de viver a cultura… Incrível!

      Escrever sobre viagem é uma terapia tão boa…
      Mas ao mesmo tempo que nos faz reviver a sensação de estar num lugar que nos marcou, dá uma vontaaade de entrar num site de companhia aérea…
      Uma dia compro só a ida! rsrs

      Bjos!!!

  • Brenda
    30 nov 2015

    Já te falei que seu blog vicia? Rs… Vontade louca de me teletransportar pra lá A-GO-RA!!!!
    Xoxo

    • Flavia
      30 nov 2015

      😍😍😍
      Me leva junto!!
      😄
      Bjooo

  • Renata March
    29 nov 2015

    Poxa, lendo seu post fiquei com pena de ter ido embora tão cedo de Santa Barbara… Só conheci o pier mesmo… Adorei esse shopping, além de lindo tem todas as lojas boas pra deixar o rico dinheirinho por lá! :-p

    • Flavia
      29 nov 2015

      Poxa, que pena… Pensa que é mais um motivo para voltar! 😉
      Porque certamente eu ainda vou voltar… Só não sei quando, mas vou!
      Eu deixei umas doletas na American Eagle… Me segurei em San Francisco, mas em Santa Bárbara não teve jeito! rs
      Bjo!

  • Luciana
    27 nov 2015

    Mais um show de post hein! Parabéns mais uma vez! Muito completo para quem está planejando uma viagem. E quase nos encontramos por lá né?! kkkk.
    Eu fiz um breve post sobre o trajeto de Carmel até Santa Bárbara, e também posso recomendar o hotel que fiquei, pois tinha um bom custo-benefício, incluía o café da manhã e era bem próximo a avenida beira-mar e ao píer! Aliás, o pôr-do-sol é im-per-dí-vel, vc tem que voltar lá!!
    Está tudo descrito no link http://namesacomluhazin.com/2015/07/13/santa-barbara/
    Beijos, Lu

    • Flavia
      27 nov 2015

      Lu, não acredito até agora que a gente não se encontrou em nenhuma cidade! kkkk
      Poxa, vamos voltar lá só para isso, que tal?! hehe 😀
      Adorei esse hotel que você ficou, uma graça. E super bem localizado também.

      Pessoal, passem no blog da Lu! Ela além de gostar de viagens, também cozinha mui-to, e posta seus deliciosos quitutes lá!

      Beijo, Lu!

  • Dani Magalhães
    25 nov 2015

    Amiga, cada post mais encantador que o outro! A gente viaja junto com vc e quase consegue se imaginar nesses lugares incríveis! Parabéns por esse blog feito com tanto carinho e uma riqueza de detalhes nunca antes vista por mim.
    Ansiosa pelos próximos!!! Bjs

    • Flavia
      25 nov 2015

      Dani,
      Obrigada, amiga, de coração.
      Estou amando compartilhar esses momentos felizes, e saber que as pessoas conseguem captar o que eu tento transmitir. 🙂
      Sem palavras por esse reconhecimento, viu?
      Você é mais do que bem vinda aqui!!
      Aliás, você foi uma das pessoas que me motivou a colocar o blog no ar. 😉
      Beijos!

  • Thaís Thomazini
    25 nov 2015

    Olá!
    Adorei o post, super completo!!
    Num é que dá vontade de morar lá mesmo? Já me ganhou pelo clima… meu sonho é morar em um lugar onde tenha sol mas que eu possa andar com a roupa que eu quiser, até um casaco de repente. Porque aqui no RJ não tem como, ou você anda de blusa de alça ou ta frio (quase nunca) e chove.
    Gostei muito do hotel, muito fofo… tudo que tem flores já me atrai, imagina juntar hotel e flores?! Rs.

    Ansiosa para o próximo post já! Hihi…
    Bjs,
    Thaís Thomazini.

    • Flavia
      25 nov 2015

      Oi, Thaís!
      Sou suspeita para falar, porque a temperatura que eu mais gosto é a que fica entre 10 e 20ºC, então lá eu seria bem feliz.
      Eu até gosto de dias chuvosos, mas aquele solzinho sem fazer calor é uma delícia, principalmente para passear.
      Achei a cidade um encanto, pena que fiquei tão pouquinho. Tem um astral muito bom. 🙂
      Tava olhando aqui umas fotos para decidir o próximo post… Pode se teletransportar? rsrs
      bjks!!

  • Sabrina Carpenter
    25 nov 2015

    Que delicia !!!

    Nossa mergulhei tão fundo … tive a sensação de estar lá.

    Adorei !! Quero ir algum dia a estes lugares apreciar também.

    beijokasssss

    • Flavia
      25 nov 2015

      Sassa, que delícia ler seu comentário!
      Vamos um dia juntas, quem sabe?! 😍
      Parte da graça de escrever é a sensação de voltar aos lugares que amei conhecer. É como se eu eternizasse a viagem! 💛💛
      beijo!!!

  • Ingrid Bellas
    25 nov 2015

    Aiiii estou amando seu blog!!
    Ja to doida pra visitar essas cidades… a forma como vc escreve não dá vontade de parar de ler!
    bjo bjo
    Ingrid

    • Flavia
      25 nov 2015

      Amiga, que feliz que eu fico ao ler isso!! 🙂 🙂
      Isso me motiva tanto a escrever, obrigada!
      Saudade de viajar com você, sua companhia é top! 😀
      bjo bjo!

  • Bruno Luiz
    24 nov 2015

    Flavinha,

    Muito legal o post, até que você conseguiu ver bastante coisa nesse dia corrido. Só não gostei daquela bandeira do Brasil, ninguém merece lembrar que somos Brasileiros. Por isso entendi quando você nem mencionou a dita cuja.

    Fiquei na dúvida se a praia que você citou é utilizada ou não pelos turistas.

    • Flavia
      24 nov 2015

      Oi, Bruno!

      Poxa, mencionei sim, na legenda de uma das fotos! rsrs Achei legal a nossa bandeira lá, vai… 😉

      Agora, você me pegou com a sua dúvida. A East Beach (que é a praia próxima ao Píer) é sim frequentada por turistas, mas eu confesso que não prestei muita atenção se havia muita gente na areia.
      Numa parte dela é comum ver pessoas jogando volei, mas acredito que sejam moradores.
      Sei que algumas praias de Santa Bárbara atraem muitos surfistas, mas eu teria que pesquisar melhor quais para te informar.
      Minha passagem por lá foi um pouco relâmpago… rs.

      Mas a cidade em si é apaixonante!!!
      Eu fiquei realmente pouco tempo, mas amei tanto, que achei que a cidade merecia um post só dela.
      Que bom que gostou!

      Bjs!