Que tal um fim de semana em Penedo?

Sempre que tem um feriado se aproximando ou me dá vontade de sair da rotina, mas não posso fazer “aquela viagem”, penso logo em passar um fim de semana em Penedo, no RJ.

Eu adoro Penedo! Tem gente que fica um pouco entediado em lugares muito calmos (ok, tem quem fique entediado em Gramado e confesso que penso em “estudar a pessoa” haha), mas vai da personalidade de cada um mesmo.

Basicamente, minha intenção ao ir até lá é relaxar, comer e fazer umas comprinhas. Falei em comer? 😛 A cidade é cheia de lojas de artesanato, restaurantes e pousadas charmosas.

Além de ser uma opção para passar um fim de semana romântico, também é legal para ir com a família. Penedo tem opções gastronômicas incríveis, e a minha maior motivação para escrever esse post foi justamente uma delas: o Restaurante Vernissage.

Restaurante Vernissage

vernissage penedo

Se eu tivesse que dar apenas uma dica de Penedo a alguém, sem dúvida alguma seria almoçar no Restaurante Vernissage.

O Vernissage é uma mistura de galeria de arte com restaurante e fica em cima de um riacho. Você almoça com beija-flores na janela! Eu não consigo descrever exatamente o amor que sinto ao presenciar um momento assim…

Fico fascinada com a presença desses bichinhos tão lindos ali do seu lado, indo de uma ponta a outra do riacho. Confesso não saber se à noite eles dão o ar da graça, mas se você não puder ir no almoço, vá jantar mesmo, que terá o som do riacho e a beleza do lugar. 😉

A comida do Vernissage é muito saborosa e o preço justo. As massas geralmente são servidas à mesa dentro de uma panela, bem diferente. Mas confesso que em termos de sabor prefiro as carnes de lá, os acompanhamentos são sempre deliciosos!

Poder tomar um bom vinho com beija-flores do seu lado, ouvindo o barulho do riacho e admirando a bela decoração e as obras de arte fazem do Vernissage um lugar único e especial. O tempo pára quando eu estou lá.

restaurante vernissage penedo
Almoçar num lugar assim é realmente um privilégio.
  • Ah! Recomendo fazer reserva (de preferência uma mesa na janela 😉 ), porque o restaurante tem uma procura considerável.

Café Finlandês

cafe finlandes penedo

Dessa última vez em Penedo, segurei minha vontade do cafezinho e sobremesa no Vernissage para poder também aproveitar um outro lugar: o Café Finlandês.

  • Eu faço muito isso em viagens, às vezes deixo a sobremesa para experimentar num outro local que quero conhecer. 😉

Pra começar, o Café Finlandês já engana meu cérebro e me faz achar que estou viajando para fora do país. O atendimento também é muito atencioso, isso faz o estabelecimento ganhar pontos comigo (quem não ama ser bem atendido?).

E tem coisa melhor que café? (Ok, talvez o cheiro do café rs). A hora do cafezinho não pode ser uma experiência corrida, você deve degustar o momento. E foi no Café Finlandês que eu tive o prazer dessa firulinha encantadora aqui:

Também foi lá que eu comi uma das melhores tortas de limão da vida. O diferencial está na cobertura da torta, que é de marshmallow com a consistência mais maravilhosa que existe. Aquela coisa meio “puxa”, sabe?

torta-de-limao
Vai por mim, é muito maravilhosa!

Escolha uma mesinha dentro ou na calçada do estabelecimento, e peça seu café sem medo de ser feliz!

Onde se hospedar

pousadas penedo

Penedo tem muitas pousadas charmosas, tanto no centro quanto na região do Alto Penedo. Por uma questão muito pessoal sempre procuro ficar pelo centro. Tem duas vantagens consideráveis:

  1. Facilidade de acesso ao comércio e à maioria dos restaurantes, diminuindo a necessidade de carro;
  2. Menor probabilidade de “cheiro de guardado” nos quartos. Para um alérgico isso faz toda diferença!

As diárias na cidade são um pouco caras, eu sempre acabo comparando com outros lugares que consigo o mesmo conforto a preços mais acessíveis. Como não costumo ficar muito tempo na cidade, o valor final acaba sendo viável.

  • O ideal é você ir numa quinta (ou sexta de manhã) e voltar num domingo. Muitos restaurantes já não abrem domingo à noite, sempre bom conferir.
Hospedagem no Alto Penedo
  • Pousada Serra da Índia: tem cada quarto lin-do com hidros charmosas, vistas, muito romântica. Nunca me hospedei também com receio do tal “cheirinho de guardado”, se você for me conta depois!
  • Pousada Serra da Mata: amigos meus já ficaram e gostaram muito. Compre queijinhos e vinhos para comer no quarto se não pretender sair pra jantar. O acesso à pousada não é tão fácil, ela fica bem no alto (dificulta um pouco em dias chuvosos). Para curtir um friozinho a dois. 😉
Hospedagem no Centro

Hotel Pequena Suécia é a minha melhor dica de hospedagem no centro. De todos os lugares que eu já fiquei na cidade (o hotel foi a minha quarta estada em Penedo), certamente foi a que mais gostei – e pretendo voltar.

pequena suecia penedo
Hotel Pequena Suécia

O que me faz gostar mais da Pequena Suécia é que você escolhe exatamente o quarto que vai ficar, porque eles são numerados. O site tem a foto e o número de cada quarto.

Algumas suítes são bem simples, não vá esperando luxo. Se puder optar pelos quartos que possuem jardim e rede, prefira. São uma graça.

Agora, se puder pagar um pouquinho mais, escolha um chalé com hidro! São 4 e todos lindos! E se quiser morrer de amor, fique no Chalé do Príncipe, que mais parece uma casa. Para ocasiões especiais. 🙂

O Hotel Pequena Suécia fica super bem localizado. Possui também um restaurante muito bom com música ao vivo, o Jazz Village.

jazz-village

Excelente opção para jantar (com luminárias turcas lindas que não saem direito em fotos de cel, eu tentei rs). Provei dois pratos, uma massa maravilhosa e um fondue de carne no vinho. Muito bom o fondue porque não é gorduroso (apenas achei que poderia ter mais opções de molhos). Confira o cardápio aqui.

Passear pelo hotel é uma delícia, uma paz… Ele é todo zen, super bem cuidado e tem serviço de spa. 🙂

pequena-suecia-penedo

O café da manhã é delicioso. Decoração fofa, atendimento cuidadoso e você pode pedir mini panquecas na hora, e tem também um pãozinho de maça com canela que eu vou te contar…

pequena-suecia
Sente a gostosura.

Outra opção de hospedagem no centro é a Pousada do Lago. Alguns quartos são bem modernos e tem várias opções de chalés e apartamentos à beira do lago. Muito bem localizado também. Nunca fiquei lá, mas quem sabe numa próxima.

Dicas de Compras em Penedo

Passeando pela Avenida das Mangueiras, você vai encontrar muitas lojas interessantes para compras. De qualquer forma, vou dar as dicas dos meus lugares preferidos:

Shopping dos Duendes

Também tem várias lojas e uma muito legal de decoração que se chama Maricotta Presentes.

Casa das Pedras

A Casa das Pedras vende fontes lindas pra quem gosta de relaxar com aquele barulhinho de água, sabe? Já tive uma de lá, mas precisei “aposentar” porque meu gatinho gostava de tomar banho nela (e depois sair molhando a casa inteira heheh).

Também vende outros produtos feitos em pedra: jogos, bijoux, suporte para pizza, entre outras coisas legais.

Arte Velas

Fica na Avenida das Mangueiras e vende velas perfumadas, simples ou mais trabalhadas, e também luminárias (algumas feitas de velas). Tudo uma lindeza só! Se você ama um climinha relax em casa, não pode deixar de ir lá. 😉

Astral Exothéryca

A Astral Exothéryca fica bem na entrada de Penedo, próximo à rodovia Presidente Dutra, no Shopping Penedo. Possui artigos muito lindos de decoração, exóticos e esotéricos, livros (tem uma área que você só pode entrar descalço) e produtos de saúde e bem estar.

Você entra na loja ao som do sino dos ventos com música ambiente daquelas de relaxamento. Uma vez me serviram um Chai delicioso lá. Sempre fico “namorando” as luminárias turcas rs.

Antes de sair da loja, você escolhe uma pedrinha numa fonte e eles te dão o significado da pedra para levar junto pra casa. Curiosamente, sempre tem um significado que bate com o momento da sua vida. 🙂

Pequena Finlândia

Parada obrigatória em Penedo. É um shopping a céu aberto com várias lojinhas de artesanato, de comida (tem até pastinhas e truta defumada para levar pra casa – passe no “Armazém da Vila”), camisetas divertidas e até de móveis lindos e rústicos.

pequena finlandia penedo

+ Dicas de Comilanças 

Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel)

Se você quiser provar um fondue delicioso de copinho, na Joulupukin Sklaa (bem pertinho da Pequena Finlândia) vende um chocolate derretido num copinho para comer mergulhando frutas da sua preferência… De revirar os olhinhos.

Sorvete Finlandês

Fica bem na esquina da Avenida das Mangueiras com a Rua das Velas. Só cuidado para não se empolgar muito enchendo o potinho, porque certamente não vai ficar empolgado na hora de pagar hehe. ($$$)

Restaurante Jardim Secreto

Para um jantar especial, o restaurante Jardim Secreto é lindo e tem uma culinária mais “gourmet”. Fui apenas uma vez, mas está na lista para voltar. Não deixe de olhar as fotos nesse link.

Carta de vinhos excelente e tem todo o cardápio no site (clique aqui). Nunca vou me esquecer da vez que fui lá e tive uma crise de riso com o valor da conta (claro que o vinho Nimbus maravilhoso contribuiu hehe). Mas vale a pena! (faça reserva 😉 )

Restaurante Aglio e Olio

Preferindo algo mais informal, indico o Aglio e Olio Ristorante. As massas são muito boas e o custo x benefício também!

Deck

Pizzas muito boas (diversos sabores) e curto ficar no deck observando a rua e tomando uma cerveja ou vinho.

Diversão em Penedo

Porque não é só de relax que vive a cidade. Em Penedo também dá pra fazer um passeio de quadriciclo muito divertido (com trilha e cachoeira no final)!

passeio-de-quadriciclo

Ou então, que tal conferir uma apresentação de grupo de dança finlandesa? Uma amiga faz parte de um bem legal (acesse).

Seja qual for o seu roteiro, Penedo é sempre uma excelente opção para sair da rotina. Como sempre, claro que fiz mapinha das dicas desse post:

E você? O que gosta de fazer em Penedo?


Você também vai gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*