12jun16 Brasil Canela Uncategorized Viagens

Que tal um passeio em Canela?

Um dia em Canela – RS

Eu não sou exatamente a pessoa mais imparcial para falar sobre Gramado e arredores, porque se tem um lugar no Brasil que me faria arrumar as trouxinhas e levar meus 3 gatos (Maluquinho, Lori e o Felipe, claro rs ♥), esse lugar é o Sul!

Eu me identifico de tantas formas com essa vida de chimarrão, frio e chocolate quente, que sempre que vou para lá fico olhando as residências e imaginando seriamente como seria a decoração da minha sala. Entro até na internet para ver os preços dos imóveis!

laje de pedra

Ah, o sul…

Quem mora no Rio talvez entenda que andar na rua à noite sem medo ou sair de casa vestindo casaco é um sonho de consumo. Mentira, tenho amigos que amam o calor, mas acredito que são pessoas que deveriam ser estudadas hehe. Agora, andar pelas ruas sem neura todo mundo quer, né?

Ou seja, Gramado para mim tem “cheiro de frio e felicidade”, e essa foi a minha quinta vez por lá. Talvez por já conhecer bem a cidade eu não tenha aquela ansiedade em fazer passeios determinados, gosto mesmo é de andar sem rumo pelas ruas, comer, dormir toda embrulhada e comer mais um pouquinho! 😛

Mas eu já tinha em mente que queria tirar um dia para passear em Canela, cidade vizinha a Gramado, que tem coisas bem interessantes para fazer, e gostei tanto dessa vez que resolvi escrever esse post.

Então, tiramos um dia da viagem para alugar um carro e passear por lá. Fiz mapinha dos pontos, é claro! Canela by Flávia em 1 dia:

O que visitar em Canela?

O principal passeio que eu indico a qualquer pessoa fazer é o Parque do Caracol, um lugar lindo, cheio de verde, para ir com calma e apreciar a natureza. Também tem o Vale da Ferradura que não consegui visitar porque não abria às segundas (e foi o dia que me deu vontade de passear em Canela).

Canela tem uma gastronomia bem interessante e possibilidade de boas compras e outros passeios legais. A Catedral de Pedra é muito bonita também e vale uma visita. Mas vamos começar pelo parque, que é o passeio mais top de lá:

Parque do Caracol
parque do caracol

Cascata do Caracol. Foto tirada com GoPro por Felipe Del Rei.

Minha primeira vez no Parque do Caracol eu era bem novinha, devia ter uns 12 anos e fui com meus pais. A segunda foi em 2008 com o Felipe, mas compramos o passeio nessas excursões que você precisa madrugar e tem hora determinada para tudo, sabe? Tenho muita implicância com passeios desse tipo.

  • Lembro que nessa segunda vez estava curtindo o parque e quando me dei conta já estava 10 minutos atrasada para entrar no ônibus. Tive que sair correndo para não atrasar mais ainda e o pessoal não ficar bravo comigo.

O parque é maravilhoso para ser explorado com calma. Além das belezas naturais, tem uma feirinha de artesanato interessante dentro dele. Tem quem ache frescura, mas se você pega seu suado dinheiro para viajar, melhor fazer da forma mais confortável para você, certo?

parque do caracol

Explorando o Parque do Caracol.

A maneira mais confortável de ir até o Parque e a que considero a melhor opção é alugando um carro. De Gramado ao Parque do Caracol dá em torno de 20 minutos, super rápido. Se você não dirige, pode contratar um carro com motorista.

  • Contratar um carro com motorista é bem comum em Gramado, porque há muitos passeios para vinícolas em Bento Gonçalves com degustação de vinhos. Aliás, ótima matéria para um futuro post. 🙂

Engraçado como ir a um mesmo lugar em momentos distintos da vida pode fazê-lo ganhar outro significado. Dessa vez isso ficou bem claro para mim. O lugar nunca é o mesmo, e você certamente também não.

parque do caracol

Foto tirada com celular, sem filtro. Parece pintura.

Fiquei um tempo olhando a paisagem e refletindo sobre a vida, ouvindo o barulho da água caindo e apreciando toda imensidão do verde em volta. Minutos preciosos que me fizeram lembrar de que nossos problemas são bem menores do que parecem…

…E sim, “caiu um cisco no meu olho”. Pode ser a idade rs, mas o Parque do Caracol é realmente um lugar de contemplação da natureza que mexe com a gente. Você só precisa estar aberto para receber essa energia maravilhosa. 🙂

Pegadinhas do Parque – sim, todo lugar tem as suas:

Existem 2 “pegadinhas” no Parque do Caracol que eu pensaria duas vezes antes de gastar meu dinheiro:

  1. A primeira é um trenzinho que faz um passeio de 5 minutos por dentro do parque (numa área que não tem nada demais) e conta rapidamente um pouco da história da colonização do Rio Grande do Sul. Se você tem filhos muito novinhos pode até ser interessante, mas eles precisam ser muito pequenos mesmo para curtir.
  2. A segunda é um mirante pago que fica dentro do Parque. Nesse eu não fui, mas senti cheiro de pegadinha no ar. Ele me lembrou o que aconteceu comigo no Empire State em Nova York, que é uma construção altíssima que te possibilita vistas lindas da cidade.
DSC_1259

Mirante pago à parte.

No Empire State em NY você tem a opção de pagar um valor a mais para ver a vista de um andar mais alto. Só que por uma parede de vidro suja, e o andar mais baixo é muito melhor, sem vidro, e já suficientemente alto.

Por esse motivo, não quis pagar pra ver. E o mirante incluído no valor do ingresso do parque já é espetacular! 😉

Para saber preços e outras informações sobre o Parque do Caracol, clique aqui.

 Catedral de Pedra
catedral de pedra canela

Catedral de Pedra em Canela – Foto tirada com GoPro por Felipe Del Rei.

Depois de visitar as belezas naturais do Parque do Caracol, fomos em direção ao centro de Canela. O ponto de referência que utilizamos para chegar ao centro foi a Catedral de Pedra, muito bonita por sinal (e rende belas fotos).

Não vou nem comentar as fotos que eu vi esse ano da Catedral com neve de tão lindas que são. Mas mesmo sem neve ela é bem bonita (com neve acho que eu chorava rs).

catedral de pedraOnde Comer?

Canela tem opções gastronômicas muito boas e até bastante diferenciadas. Eu acabei voltando lá um segundo dia só para experimentar outros lugares bacanas para comer. Sim, sou dessas hahaha. O bom é que fica como dica aqui no blog!

Infelizmente, nem deu para experimentar todos os restaurantes que eu queria conhecer, mas os que eu fui e curti muito são esses: Empório Canela, Hamburgueria Me Gusta e Containner Bistrot.

Lá você também encontra a loja da Caracol com o melhor chocolate quente que existe, mas como tem também em Gramado resolvi priorizar outros lugares. Ficou faltando conhecer também o restaurante Magnólia, que deixei como pendência para jantar numa próxima visita.

Empório Canela

emporio canela

O Empório Canela é um restaurante super transado que possui um cardápio variado, incluindo carnes, risottos e pratos que possuem realmente um sabor diferenciado. Eu amo lugares assim, uma mistura de casa com restaurante, livraria e loja de produtos artesanais.

  • Ele me lembrou alguns restaurantes/ cafés de Palermo Soho, em Buenos Aires. Aliás, pretendo fazer um post fugindo bastante desses roteiros totalmente turísticos, incluindo o bairro de Palermo Soho, que foi o local que mais curti em Buenos.

Voltando à Canela, sempre que me indicam algum lugar especial, faço de tudo para tentar conhecer. Uma amiga foi, curtiu e me recomendou. E eu amei!

emporio canela

Gostei da mistura de cores.

emporio canela

Jeito de casa com vários ambientes coloridos e bem decorados.

Pra começar, fui de suco de laranja com morango. Muito bom! Sentei em uma mesa num ambiente que parecia uma casa mesmo. Eu me sinto acolhida em lugares assim.

emporio canela

Amei essa moldura do espelho fazendo contraste com o tecido na parede.

Minha escolha para o almoço foi um Filé ao Porto – filé mignon ao molho de vinho do porto, com risotto de nozes, manjericão e parmezão. Delicioso!

Sempre tenho receio de pedir carne nos restaurantes, porque eu não gosto de carne mal passada, se escorre meio sangue no meu prato já não consigo comer. Às vezes, peço a carne torrada para não correr o risco hehe.

A carne veio bem passada (como pedi) E super macia! O risotto também estava saboroso demais! 😀

emporio canela

Meu prato delicioso. Pode pedir sem medo!

 

Já estava bem feliz e satisfeita com o meu almoço, mas… “A vida é muito curta para pular a sobremesa”! Ah… Como eu concordo com essa frase. Escolhi um sorvete com doce de leite e crocante, mas vou confessar que esperava mais doce de leite e menos crocante rsrs.

emporio canela

O pagamento da conta não é feito na mesa, e sim no caixa do restaurante que fica ao lado da parte dos artigos para venda (uma jogadinha de marketing). Mas os artigos são lindinhos e vale dar uma olhada como quem não quer nada.

Eu levei uma almofadinha que achei a minha cara como “gift”, já queria levar mesmo algo de lembrança do local. E ainda tem a parte dos livros! Muito bacana o espaço.

emporio canela

Hamburgueria Me Gusta

Não tá a fim de “comer comida”, mas um hamburgão cai bem no momento? Eu não levava muita fé no sanduba da Hamburgueria Me Gusta (as pessoas em geral falam muito bem desse lugar), mas achei sensacional!! Faz jus à boa fama!

A hamburgueria tem uma excelente cartela de cervejas especiais num ambiente despretensioso e bem transado. O esquema para escolher seu hamburguer é o seguinte:

hamburgueria me gusta canela

O disco vermelho contém as opções de frango já existentes no cardápio, é só ir rodando o disco para escolher a que mais te agrada. Ou então, você pode montar do seu jeito, escolhendo os acompanhamentos e o queijo!

O disco preto segue o mesmo esquema do vermelho, só que conta com as opções de carne bovina. E lá também tem opção de hamburguer vegetariano.

hamburgueria me gusta

Felipe montou um “basiquinho”.

Eu resolvi montar o meu com carne bovina e cebolas caramelizadas, achei maravilhoso!! Super molhadinho!!

Ficou com vontade? Eu já estou com água na boca!

Containner Bistrot

O Containner Bistrot fica dentro do Galpão Mãos do Mundo (assim que você entra nele). O galpão vende móveis maravilhosos em estilo indiano, e o bistrot é lindo e também  segue a mesma linha de decor. E tem um cardápio bem interessante!

containner bistrot

Linda decoração do Containner Bistrot.

Fui apenas tomar um café para curtir o ambiente, mas percebi que o lugar merecia uma volta para provar os pratos.

Infelizmente, não se pode tirar fotos de nenhum móvel à venda no galpão, mas me deixaram tirar algumas da área do bistrot. 🙂

café galpão mãos do mundo

Até os móveis do Bistrot são lindos.

Felipe foi de smoothie de manga que estava com uma carinha bem boa! Eu não provei porque já tinha almoçado a vida, por isso fiquei apenas no meu café. Mas voltarei um dia certamente para provar o cardápio.

Lá tem sopas, saladas, petiscos, risottos e muito mais. Então, é uma opção agradável tanto apenas para um café, porque o espaço é uma lindeza só, como também para uma refeição mais elaborada.

containner bistrot

Smoothie de manga do Containner Bistrot.

Dicas de Compras em Canela

Tanto a loja Mãos do Mundo quanto o Galpão Mãos do Mundo vendem coisas lindas! Principalmente se você curte esse estilo zen de decoração.

Galpão Mãos do Mundo

Dá vontade de levar todos os móveis desse galpão! Não sei se vale a pena para quem mora em outro Estado, por causa do frete que costuma ser caro. Ou seja, a logística não deve ser tão simples.

Mas pelo menos dar uma olhada como fonte de inspiração para decorar a sua casa vale muito! Só fique ligado que o Galpão não abre sábados, domingos e feriados.

O Bistrot Containner que fica dentro do galpão costuma ficar aberto sim. Mas confira sempre antes de ir. 😉

Endereço: Rua Borges de Medeiros, 580.

galpão mãos do mundo

Essa é a entrada do Galpão – e também do Containner Bistrô.

Loja Mão dos Mundo

Além do galpão de móveis também tem a loja Mãos do Mundo que vende artigos indianos como tijelas tibetanas, mandalas, incensos artesanais e objetos de decoração – cada um mais lindo do que o outro – tanto para a parte interna, quanto para parte externa de casa.

Você também encontra artigos em prata e outras coisas lindas e inspiradoras a um ótimo preço. Tenho loucura por essa loja (também tem em Gramado) porque amo esse estilo de decoração zen. Amo muito mesmo!

Endereço da loja em Canela: Praça da Matriz, 11 (ao lado da Catedral de Pedra).

Endereço da loja em Gramado: Rua Senador Salgado Filho, 200.

Laje de Pedra

laje de pedra

Foto tirada com GoPro por Felipe Del Rei.

laje de pedra

Em Canela existe um hotel chamado Laje de Pedra que fica numa área muito linda, extremamente bem cuidada, com lago e patinhos passeando pelo gramado. Essa mesma área também é utilizada por um condomínio residencial com belas casas.

laje de pedra

Apesar de sempre ficar hospedada em Gramado (aliás, tem guest post aqui no blog sobre o melhor hotel de Gramado, clique aqui), conheço pessoas que gostaram muito do hotel Laje de Pedra. Eu consideraria ficar por lá porque acho o local muito gostoso de passear.

Para entrar no condomínio e ter acesso ao hotel, a portaria te dá um cartão que você deve entregar na saída. Claro que eu pesquisaria outras opções em Canela até decidir onde me hospedar (porque sou maníaca por pesquisar hotéis), mas já sei que há quartos muito legais por lá. 😉

Fiquei um tempinho relaxando no gramado e curtindo a paisagem e a calma do lugar. Afinal de contas, eu estava de férias e queria isso mesmo, ficar de pernas para o ar!

laje de pedra

Ah, o sul… Um dia ainda morarei por lá.



Tem alguma dica de Canela que eu não falei aqui no post? Deixe seu comentário! 😀

E volte sempre! ♥

 



postado com por

10 comentários

veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

10 Comentários

  • carlos frederico march
    07 dez 2016

    Oi, Flavinha
    Mesmo tendo ido 18 vezes a Gramado, nunca fui muito focado em Canela. Contudo, tenho de reconhecer que você descreveu muito do que ela pode oferecer a um turista.

    De fato o Parque do Caracol é a atração máxima, com uma vista privilegiada da Cascata do Caracol. Contudo, para quem é fã da cascata como eu, vale a vista! Recomendo deveras uma visita no final do outono, os matizes das folhas fazem do Parque uma obra de arte da natureza.
    A cascata pode ser vista também bem de frente num outro parque ao lado, que só tem um teleférico e mais nada.
    Não vejo nada de mais no Parque da Ferradura, uma vista chocha de um pequeno cânion. Costuma ser frequentado por grupos locais, turmas e famílias que se reúnem para um churrasco ao ar livre, pois dispõe de diversas facilidades espalhadas pelo imenso jardim.

    Condomínio Laje de Pedra. Local maravilhoso, mansões e lago. Um guia me disse que quem curte mesmo o local são os caseiros, porque os donos costumam vir apenas uma vez por ano. Hmmm, eis uma opção de emprego!
    Já me hospedei no Hotel Laje de Pedra em 1983, quando ele era o único 5 estrelas da serra. Hoje em dia é considerado um hotel normal, meio longe da muvuca. Seus cômodos são imensos e eu fiquei num com vista para o desfiladeiro, que rende umas manhãs enevoadas lindas, com a neblina serpenteando por entre os vales.

    Compras de móveis em Gramado e Canela são viáveis, o frete nem é tão caro assim. Minha cristaleira foi comprada na Idea Tissot de Gramado, sem problemas nem de entrega em Friburgo nem de preço, bem sensato.

    Não conheço a gastronomia de Canela e seus posts são uma verdadeira tentação para se conhecer melhor a região. Inspiradores. Posso acrescentar uma pizzaria temática que frequentei quando ela tinha uma filial em Gramado: Toca da Bruxa. Decoração cavernosa e um cardápio muito variado e saboroso. Fica do lado da Catedral de Pedra, junto das lojas citadas no post, num sobrado.

    É, numa próxima viagem reservarei um tempo para conhecer Canela mais de perto.
    Beijos
    Papi

    • Flávia March
      08 dez 2016

      Em Canela eu tenho algumas pendências gastronômicas. Uma casa de fondue, um restaurante vintage e agora a pizzaria. E se eu for pesquisar mais a fundo, a lista vai crescer rs.
      Fiquei com receio no Parque do Caracol de pagar pra subir na torre e ser pegadinha de turista. Bom saber q a vista vale.
      Canela é uma graça e não tem como colocar tudo no post, mas eu amei o espaço cultural com aulas de ballet, circo, música, ficamos um bom tempo conversando com os donos. Totalmente fora do turismo, mas que eu amo fazer quando viajo. Não gosto de ficar só no turistão.
      Boas lembranças…
      😘

  • Andrea
    16 jun 2016

    Ótimo seu post! Minha mãe mora em Canela e sempre que posso estou lá! Duas dicas de restaurantes imperdíveis são o Casa da Serra, com massas e pizzas maravilhosas, e pra quem gosta de comida oriental tem o excelente Galangal, com pratos tailandeses e indianos maravilhosos, além de ser o melhor sushi! Ah, tem também o restaurante Tucano que serve um fondue ótimo! Ih, acho que só vou lá pra comer, hehehe! Quando for novamente não deixe de visitar o parque da ferradura que é muito bonito mesmo! Ah e vale também uma esticadinha a cidade de São Francisco de Paula, tem um lago lindo pra sentar e tomar um bom chimarrão!

    • Flávia March
      19 jun 2016

      Oi, Andrea! Em primeiro lugar, obrigada pela visita!

      O Casa da Serra eu não conhecia, amo comida italiana, e o Tucano também não. Galangal só de ver a decoração já me encanta!
      Vou tentar ir a esses numa próxima ida. Amo viagens gastronômicas, às vezes também vou só pra comer! hahaha

      Vou visitar sim o Parque da Ferradura, pode deixar. Está no topo da lista.
      Entrei até no Google para ver a cidade São Francisco de Paula, o lago é lindo mesmo. 🙂

      Obrigada pelas dicas, todas anotadas.
      E seja sempre muito bem-vinda aqui no blog!

      Abraços

  • Helena Silva
    13 jun 2016

    Oie!!! Adorei o post. Já fui 3 vezes com a minha família, tb digo que um dia vou comprar uma casinha lá com um relógio cuco na parede. Gosto muito. O Pedro, meu filho mais velho também comeu o filé com vinho do porto, eu provei e achei maravilhoso.
    Parabéns pelo post. Ficou ótimo!

    • Flávia March
      13 jun 2016

      Oii!!
      Os cucos daquela loja Kukos em Gramado (aliás, a loja mais linda e cheirosa de Gramado rs) são demais!
      Adorei a sua indicação do Empório!! Obrigada. 😉
      Esse climinha de serra aqui do Rio está me deixando até de bom humor. Pena que essa felicidade dura pouco aqui rsrs.
      Volte sempre! 🙂
      Bjs

  • Sarah Gomes
    12 jun 2016

    Eu e meu esposo amamos Gramado e Canela, como moramos perto estamos sempre por lá, adorei teu post e esse Empório já passamos muitas vezes por ele, mas nunca optamos conhece-lo acho que a próxima visita vai rolar por lá.Parabéns pelas dicas.

    • Flávia March
      13 jun 2016

      Olá, Sarah, obrigada pela visita!
      Fico feliz que curtiu as dicas. Que delícia morar perto de Gramado e Canela, hein?!
      Pode ir sem medo no Empório, acho difícil não gostar de lá. 😉
      Volte sempre!
      🙂

  • Thaís Thomazini
    12 jun 2016

    Olá… sou a primeira a comentar! 😀

    Adorei o post, será que foi por causa do lugar? Rs. Canela é um lugar maravilhoso, aliás, Gramado e Canela é um pedacinho do céu!! Não tem como ir pra lá e não ter vontade de ficar… que lugar aconchegante! Já visitei 2 vezes e espero ir ainda muitas outras vezes, acho que não vou cansar.
    O Parque do Caracol ainda não visitei, mas da próxima irei com certeza! Adorei as dicas e as “pegadinhas” rs..
    Não sabia que dava pra contratar carro com motorista, legal essa ideia e obrigada pela dica!
    Amei a foto da Catedral de Pedra, dê os parabéns ao fotógrafo! 🙂 OBS: Me disseram que à noite a igreja fica ainda mais linda iluminada.
    “A vida é muito curta para pular a sobremesa”, essa frase vai servir de desculpa pra vida! Kkkk Adorei! Eu só fui na loja, não sabia que tinha o Galpão, mais uma dica anotada, fiquei curiosa com o Bistrot.
    E essa hamburgueria também está anotadíssima!! Thanks!!! 😛

    Adorei! Bjs!!!

    • Flávia March
      13 jun 2016

      Oi, Thaís!
      Legal sua dica de ver a Catedral de Pedra à noite, na próxima vou fazer isso e jantar no Magnólia que não conheço. 🙂
      A frase da sobremesa no Empório Canela é um mantra hahaha. Só não vá esperando tanto das sobremesas de lá. Agora, os pratos são maravilhosos. O local, a decor, tudo uma graça.
      O Bistrot tem um cardápio muito variado e mesmo sem almoçar vale para um café.
      E os móveis do Galpão… Maravilhosos, estilo Balai aqui do Rio, sabe? Só que a um preço mais acessível. Até o banheiro de lá é lindo! rs
      Que bom que curtiu as dicas, nesse post resolvi focar mais nesses detalhes.
      E o Parque do Caracol não deixe de ir! 😉
      Esse friozinho tá me animando a escrever um post sobre Gramadinho…
      Bjks!!